
Osteopatia Gestacional e Ginecológica
A osteopatia gestacional e ginécológica surge de uma adaptação da osteopatia com o intuito de acompanhar o corpo feminino com terapias manuais na pré-gestação, período de gestação, processo embrionário e pós-parto.
O corpo da mulher sofre várias transformações durante e após a gravidez. A acção da osteopatia neste sentido vai favorecer uma melhor qualidade de vida na futura e recém mamã, o sofrimento que se possa ter, nesta "fase", não é necessariamente comum, pode ser aliviado.
Mulheres com historial de infertilidade, grávidas que procuram ajuda na perspectiva de que os 9 meses de gestação sejam o mais saudáveis possíveis para si e para o feto, e mamãs que necessitam de ajuda para mais rapidamente recuperarem do parto são alguns dos vários exemplos que atestam da necessidade do profissional de saúde.
Para se abordar uma grávida há necessidade de ter em consideração diferentes aspectos como o espaço ocupado pelo feto e as compressões produzidas por ele e ao mesmo tempo toda a adaptação estrutural ocorrida durante as diferentes fases da gestação.
