top of page

Entorse

A entorse é uma lesão traumática, originada por uma má colocação do pé ou um simples tropeçar. Facto este, desencadeia alteração estrutural nos ossos do pé (na base da tíbia), no perónio e por vezes na tíbia. Existe a entorse em inversão e em eversão.

1 - Em inversão - o mais comum, também por haver menor estabilidade das estruturas ósseas do pé e maior amplitude de movimento. O pé “roda” para dentro, ficando apoiado na face externa do mesmo, criando uma enorme tensão nas estruturas ligamentares da face externa do tornozelo (maléolo externo). O ligamento perónio-astragalino (feixe anterior do ligamento lateral externo da tibiotársica), normalmente é o que sofre mais tensão.


2 - Em eversão - é mais raro. O pé fica apoiado sobre a face interna, havendo lesão do ligamento lateral interno da tibiotár-sica. Esta lesão é menos frequente devido à menor amplitude de movimento e à maior estabilidade interna desta articulação. Normalmente também está associada a fractura do maléolo externo.

Graus de Entorse

Prevenção

As imagens demonstram como prevenir tais acontecimentos - reduz a probabilidade de entorse.

1- Com o pé a +/-90º da perna e um elástico desportivo na base do pé, perpendicularmente a este (num plano veltical), com uma tensão de aproximadamente 50%, o mesmo faz uma extensão e flexão com movimentos suaves.

2- Com o pé a +/-120º da perna e um elástico desportivo no dorso do pé (peito do pé), perpendicular a este (num plano veltical), com uma tensão de aproximadamente 50%, o mesmo faz uma flexão e extensão com movimentos suaves.

3- Com o pé a +/-90º da perna e um elástico desportivo na parte interna do pé (a baixo do dedo grande - Hálux), perpendi-cularmente a este (num plano horizontal), com uma tensão de aproximadamente 50%, o mesmo faz uma inversão e eversão com movimentos suaves.

4- Com o pé a +/-90º da perna e um elástico desportivo na parte externa do pé (a baixo do dedo pequeno), perpendi-cularmente a este (num plano horizontal), com uma tensão de aproximadamente 50%, o mesmo faz uma eversão e inversão com movimentos suaves.

Tratamento

Existem 3 graus de entorse:

- 1º grau -

O/s ligamento/s sofre/m um estiramento - ausência de ruptura

- 2º grau -

O/s ligamento/s sofre/m um estiramento forte que se dá uma ruptura parcial, ou seja, parte do/s ligamento/s sofre/m ruptura.

- 3º grau -

O/s Ligamento/s sofre/m um estiramento muito forte que se dá uma ruptura total do/s ligamento/s.

-Após o trauma, ou ter-se dado a lesão, deve-se colocar gelo, envolto por um pano ou compressa, sobre a zona da lesão, de modo a evitar o contacto com a pele e possíveis queimaduras.

Depois de diagnosticado o grau de entorse:

- 1º grau -

*Deve ser aplicado gelo durante 48h a 72h após o trauma, com períodos de 10-15min com intervalos de 20-30min;

*Poderão ser necessários anti-inflamatórios;

*Repouso;

*Osteopatia - recomendado.

- 2º grau -

*Deve ser aplicado gelo durante 48h a 72h após o trauma, com períodos de 10-15min com intervalos de 20-30min;

*Anti-inflamatórios;

*Repouso;

*Possível intervenção médica;

*Possível fisioterapia;

*Osteopatia - após recuperação da ruptura, 

- 3º grau -

*Deve ser aplicado gelo durante 48h a 72h após o trauma, com períodos de 10-15min com intervalos de 20-30min;

*Intervenção médica;

*Muito repouso;

*Fisioterapia;

*Osteopatia - após recuperação da ruptura, 

  • Facebook
bottom of page