top of page

Cicatrizes
A cicatriz é o resultado de uma lesão na derme onde se forma tecido novo durante o processo de cura de uma ferida.
O processo de cicatrização pode ocorrer de duas formas:
• Primária: acontece quando um ferimento não contaminado possui bordas lisas e próximas, sem perda tecidual, como ocorre em cortes cirúrgicos. Normalmente não há infecções, necrose cutânea, presença de hematomas ou seromas.
• Secundária: caracterizada por afastamento entre as bordas do ferimento e presença de uma lacuna tecidual preenchida por tecido de granulação. Ocorre a quando do tipo de ferimento ou por distúrbios na cicatrização. Normalmente, resultam em cicatrizes com estética desfa-vorável.
Diz-se que uma cicatriz está activa ou não harmoniosa, quando encontramos:
• Dobra da pele grossa;
• Sensibilidade;
• Dor;

A baixo da derme há outros tecidos que devem ser destacados:
• Faxia e gordura subcutânea;
• Faxia profunda;
A faixa é um tecido conectivo que liga uma estrutura a outra, mas que também separa um tecido de outro, podendo ser músculos, vasos, nervos, ossos e as vísceras.

Estando a pele conectada a todo o corpo e a todos os sistemas, incluindo as emoções, as cicatrizes têm uma forte contribuição para o desempenho de todas as funções que ele acarreta. Dependendo do local da cicatriz essa pode afectar a mobilidade vertebral do segmento relacionado, porque a enervação também acontece com a faixa. Esta reveste todo o nosso corpo, estando, assim, ligada a todos os órgãos e estruturas nele composto.


Assim sendo, uma cicatriz activa apresen-ta uma grande tensão neuromuscular, pois, como o corpo é composto por faixa em todo ele, podem ser transmitidas, de forma erra-da, insformações ao sistema nervoso central e este estipular dor/es "fantasma" numa ou em várias partes do corpo.
(As imagens indicam as zonas do corpo hu-mano onde as raizes nervosas actuam)
Aconselho a ver
_______________________________________________________________________
Literatura e referências:
http://osteopatacampinas.blogspot.com/2017/10/atuacao-da-osteopatia-nas-cicatrizes.html

bottom of page